Plano de Sustentabilidade das Monumentais Festas do Enterro da Gata

Além do já divulgado Concurso “Barraquinha Sustentável”, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) permanece fiel em continuar o seu compromisso de assegurar a promoção ambiental e as boas práticas à comunidade estudantil e à sociedade.

Esta postura sustentável surgiu em 2018, quando este ato passou a ser transversal em toda a sua atividade, tendo nascido, nesse mesmo ano, o projeto “Academia Sustentável”. De tal forma, foi a ação interventiva da AAUMinho que foi premiada com o “Sê-lo Verde 2019” pelo Ministério do Ambiente, devido às práticas de sustentabilidade adotadas nas Monumentais Festas do Enterro da Gata desse ano.

Nesta edição do Enterro da Gata, a AAUMinho adotou um plano composto por várias ações no campo da sustentabilidade ambiental, desde a redução das emissões de CO2 e da utilização de plástico, à separação e reciclagem dos resíduos.

No que diz respeito à diminuição das emissões de CO2, a AAUMinho recorrerá aos habituais serviços de transporte coletivos entre os Campi da Universidade do Minho e o recinto do evento, disponíveis para todos os estudantes minhotos. 

Relativamente à utilização do plástico, a AAUMinho vai substituir as garrafas de plástico por dispensadores de água na sala da direção e no armazém do recinto, de maneira a diminuir o consumo de água engarrafada e a motivar os seus utilizadores a recorrerem à sua própria garrafa reutilizável. Ademais, nas barraquinhas do evento está proibida a utilização de copos de shot, o que irá reduzir a enorme quantidade de plástico produzida e não reciclada. Como substituição, todos os copos reutilizáveis utilizados e permitidos terão a medida de shot marcada no mesmo.

De forma a diminuir a poluição causada pelas milhares de beatas e chicletes deitadas ao chão durante o evento, a AAUMinho, aliada ao Museu de Paisagem e ao CVR (Centro para a Valorização de Resíduos) vai promover o projeto EcoPontas e PapaChicletes. A iniciativa consiste em disponibilizar, junto da comunidade, dois EcoPontas (contentor de cinzeiros) e dois PapaChicletes (contentor de pastilhas elásticas), com formatos arrojados e apelativos. Posteriormente, todas as beatas e chicletes recolhidas serão entregues ao laboratório da Paisagem e ao CVR, com o intuito de reaproveitar esse lixo e transformá-lo em tijolos e vasos ecológicos, contribuindo assim para a economia circular.

Por fim, mas não menos importante, de maneira a promover a separação e a reciclagem dos diversos resíduos, serão disponibilizados em todo o recinto contentores para reciclagem.

Consulta o Plano de Sustentabilidade das Monumentais Festas do Enterro da Gata 2022 através do link: https://enterrodagata.pt/wp-content/uploads/2022/05/Plano-de-Sustentabilidade-Monumentais-Festas-do-Enterro-da-Gata-2022.pdf.